O CPIJ - Centro Português de Informação Juvenil, criado pela FNAJ com o apoio a Câmara Municipal do Porto, é uma plataforma que visa a capacitação e qualificação dos/as jovens, das associações juvenis, bem como de todos/as os/as interessados em conhecer mais sobre o setor do associativismo e juventude. Este centro de estudos e inovação juvenil, localizado na cidade do Porto, desenvolve pesquisas e estudos, permite a consulta de publicações e realiza conferências e formações no âmbito da sua missão. A FNAJ, através do CPIJ, disponibiliza inúmeros documentos estratégicos, produzidos em contexto associativo, e cerca de 600 títulos de monografias e publicações periódicas, que incidem em temas como: políticas de juventude, associativismo, animação sociocultura, cidadania, voluntariado, ativismo, entre outros, afirmando-se como o maior centro de informação juvenil de Portugal.
Esta oferta pedagógica e literária diversificada, qualificadora e qualificante está disponível através de um catálogo digital para todas e todos os jovens, técnicos de juventude, investigadores e público em geral.
O CPIJ tem como objetivos principais a partilha de boas práticas associativas, a produção de manuais de apoio ao associativismo juvenil, a compilação de obras literárias e a realização de estudos. Entre as suas principais publicações estão a revista “Radar Associativo”, o “Manual do Associativismo Juvenil para a aprendizes de jovens dirigentes associativos”, o livro “A fiscalidade das Associações Juvenis”, o “Manual para a Igualdade” e a “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude”, entre muitos outros documentos estratégicos para o setor.