Presidente da República recebe 25 jovens

Presidente da República recebe 25 jovens
de 28 junho 2021 a 28 junho 2021 | Impacto

A iniciativa foi promovida pela FNAJ e aconteceu no âmbito do 25.º aniversário da Federação

Para a celebração dos 25 anos da missão de promoção da participação e do exercício de uma cidadania ativa e plena dos jovens, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) reuniu 25 jovens de todo o país, que representam causas e projetos de intervenção comunitária e inovação social, para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 28 de junho, no Palácio de Belém.

A iniciativa visou apresentar o documento “25 Objetivos da Juventude Portuguesa” focado em cinco áreas prioritárias: emancipação e participação jovem; educação; igualdade e coesão social; saúde, cultura e desporto e transição verde para um Portugal para a juventude com base na participação, visão e causas defendidas e protagonizadas pelos 25 jovens, bem como discutir sobre o presente e o futuro das jovens gerações. Estas medidas foram também apresentadas ao vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, e ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, no mesmo dia, no Estádio Nacional do Jamor.

“Nestes 25 anos, a FNAJ tem contribuído para representação dos jovens juntos dos poderes políticos, demonstrando e defendendo os seus interesses. Por isso, com este encontro pretendemos não só comemorar o nosso aniversário, mas também dar oportunidade aos jovens que representamos de partilharem e discutirem diretamente com o governo quais as medidas que acham mais pertinentes para o futuro, contribuindo para uma participação ativa na definição de estratégias da juventude”, refere o presidente da federação, Tiago Manuel Rego.

Assim, jovens de Norte a Sul do país e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, estiveram no Palácio de Belém, no dia 28 de junho, a apresentar os projetos que demonstram o potencial criativo e transformador desta geração.

Fundada a 10 de maio de 1996, a FNAJ tem como missão a representação do tecido associativo juvenil perante os poderes públicos e políticos e reúne mais de mil Associações Juvenis locais e regionais em Portugal, envolvendo mais de meio milhão de jovens entre dirigentes associativos, voluntários e participantes nos seus projetos. Nos últimos meses, além de aconselhamento, a federação tem ainda promovido diversos projetos de capacitação para ajudar a fazer frente às consequências da pandemia, ajudando na promoção do emprego e bem-estar da juventude.

FNAJ
FNAJ