O Futuro é já amanhã e dependerá daquelo que fizermos no Presente.
A governança e a participação jovem são pilares da nossa democracia que garantem o envolvimento cívico, unificando uma verdade central: a nossa democracia funciona melhor quando todos e todas participamos.
Contribuir para a construção do nosso futuro coletivo é um exercício de participação democrática ao qual a juventude diz “presente!”. Imbuídos desta vontade, jovens de todos os cantos do país dão voz aos Objetivos da Juventude Portuguesa, por acreditarem que estes podem ser um importante instrumento para o crescimento e progresso social no futuro e num presente próximo do pós-pandemia. Alicerçados nas inúmeras agendas e estratégias nacionais, europeias e mundiais, os 25 Objetivos que corporizam um plano de ação e intervenção ambicioso e realista, sustentam assim a sua pertinência e viabilidade, tendo como maiores beneficiários do sucesso das suas medidas a população jovem.
Os Objetivos da Juventude Portuguesa, que almejam ser um referencial estratégico de políticas traduzidas em ações, desenvolveram-se com os contributos extraídos de inquéritos, fóruns e cimeiras, com o fim último de plasmar todas as visões e ideias dos jovens e das jovens portuguesas e das suas associações sobre o nosso futuro coletivo. Assim, as causas e as prioridades da juventude foram definidas e construídas medidas e em conjunto com pessoas jovens de meios rurais e urbanos, de várias idades e de ambos os sexos, fazendo deste um projeto abrangente e representativo das juventudes de Portugal.
Discutir o presente e projetar o futuro, num momento tão disruptivo como aquele que atravessamos, é um ato de ousadia, mas necessário para dar esperança, horizontes e motivação à população jovem que atravessa um dos maiores desafios da sua vida. É nesta senda que acreditamos que os Objetivos da Juventude Portuguesa, que contemplam uma perspetiva holística do desenvolvimento sustentado do nosso país, darão um grande contributo para a evolução das políticas locais e nacionais de juventude e serão decisivos para a iniciativa e autodeterminação da atual e das gerações vindouras.
Entre os pilares que dão corpo aos 25 Objetivos a inevitável transição ecológica e digital e os desafios do mundo moderno são domínios exploradas e para os quais são propostas medidas, a par das prioridades jovens para um planeta mais igual e justo.
No agora, mais do que nunca, Portugal precisa do empenho ativo dos jovens na construção do futuro e os Objetivos da Juventude Portuguesa são a prova da determinação de uma geração que está na linha da frente por um mundo melhor!
Vê aqui os 25 Objetivos da Juventude Portuguesa FNAJ