Manifesto Presidencial

Manifesto Presidencial
de 8 janeiro 2021 a 8 janeiro 2021 | Impacto

No cumprimento da sua missão de promoção da participação e do exercício de uma cidadania ativa e plena dos/das jovens, a FNAJ desenvolve a Campanha Nacional “O teu/tua Presidente!”, da qual surge o Manifesto Presidencial com a visão, os contributos e as causas das jovens e dos jovens portugueses, no âmbito das Eleições Presidenciais de 2021.

O Manifesto Presidencial da FNAJ almeja ser um referencial estratégico para as/os candidatos às eleições e para o/a próximo/a Presidente da República Portuguesa, numa multiplicidade de áreas da ação política que afetam a vida dos/as jovens e das suas organizações. Nesse sentido, após a auscultação do movimento associativo juvenil, reconhecido e valorizado como um meio primordial para o exercício de uma cidadania mais ativa e responsável, a FNAJ traçou o perfil de um/a Presidente da República Portuguesa e os temas da sua agenda política, em linha com visão da juventude.

A auscultação realizada pela FNAJ aos/às jovens e às associações juvenis permitiu concluir que estes/as consideram fundamental continuar e reforçar o caminho de aproximação da política e da estrutura Presidencial aos/as jovens e às suas organizações, propondo medidas que apontam o caminho. 

O Manifesto Presidencial da FNAJ aborda e esmiúça medidas, para além de contribuir para a informação e o esclarecimento dos poderes da/o Presidente da República Portuguesa com recurso uma linguagem mais simples e acessível, contribuindo para a literacia política da juventude portuguesa.

No decurso da Campanha Eleitoral para as Eleições Presidenciais, a FNAJ apela que seja feita da juventude uma prioridade de agenda e intervenções, uma vez que a nossa Constituição dedica um Artigo inteiro à Juventude, determinando medidas especiais de acesso das/os jovens aos seus direitos. Nesse sentido, urge fazer cumprir o Artigo 70 da Constituição da República Portuguesa e garantir uma emancipação condigna para as jovens gerações.

Foi assinalado pelas/os jovens o reduzido investimento na sua geração e nas associações juvenis por parte do poder político, tendo sido salientado que é imperativo incluir a juventude nas prioridades da ação presidencial, que deve pugnar pela implementação de políticas para as jovens gerações e construir espaços de discussão e de valorização das necessidades da juventude junto da Presidência da República.

Podes ler este manifesto aqui!

FNAJ
FNAJ