Associativismo Juvenil: Escola para a Inclusão

de 1 outubro 2020 a 10 dezembro 2021 | Atividades
O Projeto “Associativismo Juvenil: Escola para a Inclusão” visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudáveis, dando resposta a uma das áreas estratégicas prioritárias do Plano Nacional para a Juventude, no âmbito do Programa Cuida-te+, gerido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O projeto “E tu, estás up?”- Associativismo Juvenil: Escola para a Inclusão, desenvolvido pela FNAJ enquanto entidade promotora, enquadra-se do dispositivo 2.2 do Programa, referindo-se à educação para a saúde, promovendo uma intervenção através do método ativo de expressão da dança com foco na saúde e bem-estar juvenis, em especial a efetivação do direito à saúde, tendo em consideração as dimensões biopsicossociais particulares desta fase da vida, na promoção de políticas e programas de saúde e de um estilo de vida saudável.

Tendo em conta o método de expressão desenvolvido, a FNAJ focou-se mais em desenvolver a sua ação com orientação para a saúde mental, enquanto área de intervenção para a sensibilização de jovens, considerando ainda o panorama atual de pandemia e o seu efeito a nível pessoal e social.

Este projeto propõe-se a atuar com os/as jovens ao nível do trabalho de promoção da saúde mental numa perspetiva motivacional e de exploração não verbal de atitudes e de sentimentos, resultando na expressão de comportamentos físicos através da arte, aliada à discussão verbal e cimentada em técnicas de educação não formal, devidamente balizadas pela psicologia enquanto promotora da saúde mental. Neste sentido, tem como objetivos desenvolver estratégias para ultrapassar situações de isolamento, exclusão e desmotivação, promover ações que promovam o bem-estar psicológico dos/as jovens e evitem comportamentos de risco, desenvolver e potenciar competências psicossociais, como a resiliência e a criatividade e fomentar a dança como método ativo de expressão e inclusão social.
FNAJ