O Projeto “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade” é um projeto revolucionário para as políticas de igualdade nas organizações de juventude. É cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como organismo intermédio.
Este projeto inicia com uma campanha nacional de sensibilização e auscultação de jovens para recolha de propostas de ação a implementar nas organizações de juventude mas tem como objetivo último elaborar um diagnóstico de igualdade das organizações e depois munir as mesmas de ferramentas para implementarem uma real e efetiva igualdade, ou seja, pretende capacitar as associações juvenis e organizações de juventude do 3º setor para a aquisição de comportamentos igualitários e inclusivos na prática dos seus projetos e atividades.
Assim, prevê a criação de uma rede de parcerias a nível nacional (ONG, setor público e académico) e a criação de produtos que permitam às organizações reformular a sua estruturação e implementar boas práticas, sendo estes o Quiz de Diagnóstico e o Manual para a Igualdade e Não Discriminação nas Organizações de Juventude. A capacitação das organizações e seus agentes (voluntários/as, dirigentes, funcionários/as) permite a implementação de projetos que contribuem com ações para comunidades que encaram a diferença como uma riqueza nas relações sociais.
O projeto desenvolve ainda workshops de capacitação através da educação não formal e ferramentas técnico-pedagógicas (criadas neste projeto), assim como um seminário final para promover o trabalho em rede entre especialistas, profissionais e ONG.